Tudo o que você precisa saber sobre lareiras

Nos dias mais frios, tudo o que as pessoas mais querem é um lugar quente, confortável e aconchegante para reunir a família e os amigos. Ter uma lareira em casa é mais do que ter apenas uma fonte de calor para enfrentar as baixas temperaturas, é também criar um local de encontro para contar histórias e passar tempo com as pessoas que você ama.

A lareira é um dos itens mais desejados para o inverno, mas é importante pesquisar bastante e escolher um modelo que irá atender às suas necessidades. As lareiras são usadas pelas pessoas há milhares de anos e ao longo do tempo ganharam um status decorativo e de luxo. Assim, hoje em dia existem vários tipos de lareiras, entre as ecológicas e com diferentes combustíveis, que podem ser usadas em vários cômodos.

TIPOS DE LAREIRAS

Lareira a lenha

Este modelo mais tradicional utiliza a madeira como combustível para o fogo e continua sendo bastante comum em casas de cidades mais frias. Geralmente é o centro da decoração e proporciona um ambiente íntimo e aconchegante. As lareiras a lenhatradicionais são ideais para aquecer áreas de até 40m².

Lareiras de alto rendimento

As lareiras de alto rendimento utilizam a madeira, que é uma fonte de energia sustentável, e são facilmente adaptáveis aos ambientes. Outra vantagem é que, com as lareiras de alto rendimento, você pode administrar a intensidade do fogo, o que leva à queima de menos lenha. Assim, em comparação à lareira tradicional, os modelos de alto rendimento têm desempenho até quatro vezes superior, por um custo menor.

Lareiras a gás ou elétricas

Seguras, práticas e modernas, estes modelos também conhecidas como lareiras ecológicas são as opções mais sustentáveis e flexíveis, pois podem utilizar gás natural ou eletricidade como combustível. Assim, não produzem cinzas nem fumaça e dispensam a instalação de chaminé, sendo ideais para apartamentos. Alguns modelos também são portáteis e permitem regular a força da chama. 

Lareiras a pellet

Os pellets de madeira são feitos de um material que utiliza resíduos de biomassa vegetal, portanto também são uma alternativa de combustível ecológico. Por utilizarem uma fonte de energia natural e renovável, as lareiras a pellet têm alto potencial de geração de calor. 

Como as lareiras funcionam

Cada tipo de lareira funciona de uma maneira diferente e tem demandas específicas. As mais modernas, como as lareiras a gás, álcool ou elétricas, não exigem grandes obras e podem ser facilmente instaladas. Elas podem ser integradas a um móvel planejado ou diretamente na parede, mas é preciso construir uma proteção contra o calor para garantir a segurança. 

O isolamento térmico é essencial para a instalação de uma lareira, já que muitas vezes estão próximas de outros elementos e objetos decorativos do ambiente. Assim, é muito importante consultar uma equipe profissional e com experiência em instalação de lareiras. Eles poderão indicar os materiais que mais se adaptam ao seu projeto e garantir a segurança para que a família possa aproveitar a nova lareira ao máximo.

Vantagens de ter uma lareira em casa

Instalar uma lareira na sala de estar não significa que apenas este ambiente ficará aquecido. Você sabia que as lareiras de alto rendimento aquecem, em média, cinco cômodos ao mesmo tempo? Também conhecidas como lareiras canadenses, esse modelo conta com chapa de aço ou ferro fundido e contam com um vidro vitrocerâmico para garantir a segurança e a praticidade.

Conheça outras vantagens de ter uma lareira em casa:

Aquecimento

Esse é o principal benefício procurado pelas pessoas que querem instalar uma lareira em casa. Com as lareiras de alto rendimento, você não precisa ter vários aquecedores espalhados pelos cômodos. Eficientes e com baixas taxas de emissão de poluentes, este modelo também queima a fumaça gerada.

Eficiência energética

As lareiras podem gerar muito calor gastando pouco. Na maioria dos casos, é mais barato comprar lenha para a sua lareira do que investir em aquecedores para todos os cômodos da casa. As lareiras de alto rendimento, por exemplo, são uma fonte de aquecimento eficiente e com baixo custo, já que não impactam na sua conta de energia elétrica. 

Ambiente aconchegante

Além do aquecimento, as lareiras também ajudam a compor um ambiente romântico e acolhedor, já que se tornam o local ideal para reunir a família e os amigos em dias frios. As lareiras também são uma importante peça de decoração e podem ter acabamentos variados para se adaptar ao estilo decorativo do ambiente.

As lareiras fabricadas e instaladas por profissionais qualificados não apresentam risco às pessoas. No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para garantir a segurança e o melhor aproveitamento da sua lareira:

Instale a lareira em um ambiente arejado;

Mantenha sempre aberto um ponto de ventilação natural, como portas ou janelas;

Utilize acendedores específicos e indicados por profissionais;

Não instale a lareira em locais com muitas correntes de ar;

Não deixe objetos de decoração muito próximos à lareira;

Escolha o material adequado de acordo com a estrutura da sua casa;

Utilize apenas lenha seca e de boa qualidade;

Contrate apenas profissionais qualificados para a instalação da lareira.

FONTE: BLOG MF INTERNATIONAL